A Doença Celíaca é uma Intolerância Alimentar.
Passamos então a citar o guia do celíaco:
"A doença celíaca não pode nem deve ser considerada uma forma de alergia alimentar por 3 motivos:
1 - Muitas das alergias alimentares são transitórias pois o organismo vai ganhando tolerância para esse alimento. Na doença celíaca, pelo contrário, a intolerância ao glúten mantém-se ao longo de toda a vida apesar do tipo de sintomas poder variar.
2 - Os mecanismos da maioria das alergias alimentares são desencadeados por fenómenos atópicos, ou seja, mediados pela presença de IgE específicas para esses alimentos. Na doença celíaca, os mecanismos de lesão passam pela estimulação de linfócitos T (que não produzem IgE) dirigidos primariamente contra as células intestinais (enterocitos), mas que podem estar implicados em agressões a células de outros órgãos muito longe do intestino (pele, pulmão, fígado, pâncreas endócrino, etc.).
3 - Por esta razão, a positividade ou negatividade das provas cutâneas ou das IgE específicas no sangue (para o trigo, por exemplo), não são provas diagnósticas que permitam respectivamente, confirmar ou negar a existência de uma doença celíaca."
É a primeira vez que vim visitar o vosso blog e gostei muito. Tem informações bastante interessantes. Continuem com o bom trabalho meninas e boa sorte.
ResponderEliminarAss.Rita